Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

 Romualdo 2012






Conheça Romualdo.

ROMUALDO FERREIRA DA SILVA (Naldo), Nascido em Natal / RN em  12/05/1967, Casado, pai de 02 filhos, filho do saudoso Joventino Ferreira da Silva(Sargento da PM/ RN) e Ednilza Guedes da Silva (Conhecida Comerciante do Ramo de Confecçoes), formado em Pedagogia pela UFRN e Direito na UNP, foi eleito por duas vezes Vereador em Extremoz 1992 e 2004, exercendo também o cargo de Secretário de Educaçao, profundo conhecedor dos problemas existentes no município e também incentivador das causas que tem dado certo, como incentivo a cultura, esporte e educação, além do carisma de sempre esta próximo as pessoas, principalmente aqueles que recorrem a ele pra pedir-lhe algum tipo de ajuda.

 

Conheça Extremoz.

UM POUCO DA HISTÓRIA DE EXTREMOZ.

O município de Extremoz está localizado no estado do Rio Grande do Norte (Brasil). Faz parte da Região Metropolitana de Natal, da microrregião de Natal, da mesorregião do Leste Potiguar e do Polo Costa das Dunas. De acordo com o IBGE, em 2008, detinha uma população de aproximadamente 22.473 habitantes, estando ao norte de Natal (capital do estado), tendo como principal atração turistica a Praia de Genipabu e suas dunas.

A cidade recebeu este nome pela sua localização geográfica ao norte da capital e tem uma área territorial de 126 km².

As terras que hoje formam o município de Extremoz, no passado tinham outros habitantes: os índios Tupis e Paiacus que viviam as margens da Lagoa de Guajirú atualmente conhecida como lagoa de Extremoz.

Em 1607, século XVII, o governo português na pessoa do seu capitão-mor Jerônimo de Albuquerque concedeu aos jesuítas a terra utilizada pela missão. Responsáveis pela catequese dos índios, os jesuítas estabeleceram a missão em Guajirú, construíram a igreja de São Miguel e a partir de então a sociedade tribal sofreu a influência de novos costumes alicerçados na doutrina cristã.

Em 1757, diante da invasão holandesa, os jesuítas foram expulsos e a aldeia que já abrigava cerca de 1429 pessoas foi elevada a condição de Vila. No dia 3 de maio de 1760 a vila passa a se chamar Vila Nova de Extremoz do Norte. Segundo o historiador Câmara Cascudo, Extremoz foi a primeira Vila da Capitania do Rio Grande do Norte.

Nessa época a vila era importante centro econômico da região com a criação de gado, antes da chegada do cultivo da cana-de-açúcar. Dessa época, os moradores preservam na memória coletiva lendas como a da cobra, a do carro caído, e a do tesouro enterrado nos alicerces da igreja. Diz a lenda que a população na tentativa de encontrá-lo, destruiu a igreja na qual hoje só se vê ruínas.

Entretanto em 18 de Agosto de 1885 a Lei Provincial n.º 321 incorporou a Vila de Nova Extremoz ao povoado de Boca da Mata, que recebeu a denominação de Vila de Ceará Mirim. Apena em 4 de abril de 1963 Extremoz recuperou sua autonomia, tornando-se Município do Rio Grande do Norte.

Ruínas da antiga Vila, capela de São Miguel e convento de Extremoz - tombado a 18 de Dezembro de 1990.

A Matriz de São Miguel foi considerada por Câmara Cascudo como a mais bela igreja colonial do estado erguida no barroco, tinha 16m de altura, 13,5m de largura, 30m de comprimento e paredes com 80 cm de largura. Servia de igreja residência dos jesuítas. Foi nessa igreja que o índio Poti, Antônio Felipe Camarão, foi batizado na manhã de 13 de Junho de 1612. Aos 30 anos recebeu os nomes de Antônio em homenagem ao santo do dia, Felipe em homenagem ao rei Felipe da Espanha e "Camarão" a tradução de seu nome (Poti). Mais tarde casou-se, na mesma igreja, com Clara, índia de nação potiguar.

Referências

↑ a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

↑ Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.

↑ Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

↑ a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.